Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Servidores da Seduc são destaques no 'I Prêmio Inova Servidor'

04/11/2020 11h28 - Autor: Lilian Guedes e Vinícius Leal - Ascom/Seduc 181 visualizações

Na tarde da última quinta-feira (29), o Governo do Pará homenageou e premiou os servidores públicos estaduais que participaram da 1ª edição do Prêmio Inova Servidor, uma iniciativa promovida pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) que visa fortalecer a cultura da inovação dentro das secretarias e órgãos públicos do Estado.

Foto:
O destaque na premiação ficou por conta dos servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que, com o protagonismo de seus servidores e professores, apresentou três projetos, sendo um o grande campeão na categoria ‘Inovação em Processos Organizacionais na Administração Pública Estadual’, com o projeto “Educação Mão na Massa – Educação para muito mais além do Enem”, que tem como objetivo acessibilizar os conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apoiados no desenvolvimento da Filosofia do sucesso e do Mindset de crescimento com proposta para um novo ensino médio, pontuando planos de estudos individualizados e implementando uma hierarquia de necessidades.

A idealizadora do projeto e professora da Escola Estadual Cordeiro de Farias, Aline Rossi, conta que o prêmio não vai apenas oportunizar a visibilidade do seu trabalho, mas também vai proporcionar que outros alunos e professores, principalmente de escolas públicas tenham conhecimento sobre a iniciativa, que visa promover uma melhor experiência de aprendizagem dos alunos.

“Esse momento é uma oportunidade de visibilidade, sobre aquilo que nós fazemos na educação e especialmente na escola pública. A escola pública é sim um lugar de fomento à humanização do indivíduo e principalmente, os nossos estudantes que se preparam para se alavancar e sobretudo colocar em prática o seu sonho”, afirmou a educadora.

Para a secretária de Estado de Educação, Elieth Braga, a premiação só vem coroar o papel primordial e indispensável dos educadores, na construção do conhecimento dos alunos. “O projeto campeão é da Seduc demonstrando de forma incontestável o protagonismo dos nossos professores. Portanto, mais uma vez a gente consegue demonstrar que a Seduc é um celeiro de boas ideias e boas práticas, e esses professores vêm disseminando boas práticas, fazendo projetos maravilhosos, tudo na condição de que os nossos alunos possam ter melhor competitividade para realizarem a prova do Enem. Estão todos de parabéns pela iniciativa!”, enfatizou a titular da Seduc.

Além do primeiro lugar, a Seduc também recebeu premiações em outros grandes projetos que compuseram o 4° e 5° lugar na lista de finalistas do concurso:

Foto:
“EspiAí” - Ficando na 4ª colocação, o projeto buscou desenvolver a construção e customização de aplicativos móveis, com o intuito de envolver os alunos da Escola Estadual de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) - Dr. Celso Malcher, na construção do aplicativo da própria unidade escolar. Saul Barreto, professor e um dos idealizadores, diz que o projeto foi utilizado para o ensino dos estudantes no período da pandemia da Covid-19 e conta não apenas em usar programação para ensinar matemática, mas também para auxiliar na programação web. O aplicativo está disponível no PlayStore e já possui mais de 1000 downloads.

“Decreto 1.974/2018 – Revolução nas Licitações de Obras" - O projeto de proposição do servidor efetivo do Núcleo de Licitação da Seduc (NLIC), Nicolas Pinto, ficou em 5º lugar e também foi um dos premiados na ocasião. De acordo com o servidor, a ideia surgiu da necessidade de implementar um procedimento mais eficiente para licitações de obras, dessa forma, reduzindo o tempo do processo licitatório que atualmente é de 192 dias para 44 dias, visando a economicidade e celeridade processual.

Primeiramente, uma proposta inicial foi montada, em seguida apreciada, resultando com a publicação do Decreto 1974/2018. Todo este trabalho teve início em 2018 e a primeira obra realizada usando o decreto foi a Escola Técnica de Tucuruí, que teve sua conclusão em 19 dias, gerando uma economia de mais de 30% aos cofres públicos.

Para Nicolas Pinto, o Inova Servidor é um espaço necessário para difundir as experiências exitosas do serviço público e agradece o reconhecimento alcançado na premiação. “A premiação foi muito importante porque ela vai demonstrar que a inovação é também uma característica do serviço público. É muito importante nesse momento a gente desmistificar que o serviço público não tem capacidade de inovar, portanto, a gente teve o prazer de mostrar isso juntamente com os outros colegas e isso também desmistifica junto a sociedade essa falsa pseudo-sensação de que o serviço público não pode de fato entregar um serviço eficiente à população. Enfim, pra gente é muito gratificante estar participando, ter sido premiado e esperamos sempre buscar melhorar nossos processos para que a gente possa prestar um serviço à população cada vez mais eficiente”, finalizou o servidor.

 

Fotos: Jader Paes


MAIS FOTOS